DEZEMBRO / 2023
Nova Orquestra / Imagem da Ilha – Coluna Urbano Salles
Está publicado o edital para a seleção internacional de formação do corpo fixo da Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC). A nova orquestra nasce tendo como diretor artístico o renomado pianista catarinense Pablo Rossi, Marcelo Azevedo como diretor-presidente, Luiz Ekke Moukarzel como diretor-executivo, e Vanessa Ferraudo como coordenadora do Núcleo Sociocultural. Serão selecionados 17 instrumentistas de cordas, além de 10 músicos suplentes e cinco músicos bolsistas. Mais informações em www.oficmusic.com.
Assista…NOVEMBRO / 2023
Pablo Rossi no Natal da AVOS / Balanço Geral Florianópolis
Nessa quinta-feira (30), Pablo Rossi trouxe encanto ao Natal da AVOS.
Assista…Pianista Pablo Rossi recebe homenagem especial do Projeto Floripa 350 / Balanço Geral Florianópolis
Nessa quinta-feira (30), o renomado pianista Pablo Rossi foi homenageado pelo Grupo ND por sua notável contribuição à história cultural de Florianópolis.
Assista…Santa Catarina vai ganhar uma nova orquestra / NSC Total
Uma notícia para fechar o ano com uma perspectiva de ainda mais cultura, educação e arte em 2024: Santa Catarina vai ganhar uma nova orquestra, que deve iniciar suas atividades em abril. Em uma proposta inovadora para promover a música clássica, a Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) nasce contemplando ações educativas, sociais, inovação tecnológica e sustentabilidade.
Neste sábado, dia 25, será lançado um edital internacional para a seleção de 17 instrumentistas de cordas, que serão contratados para a formação do corpo fixo da orquestra, além de cinco músicos bolsistas, que poderá ser acessado no site da OFiC.
A orquestra terá um cronograma mensal de apresentações pelo Estado, levando ao público a experiência da música de concerto e do universo sinfônico de forma gratuita. Conheça mais sobre o projeto da orquestra no site e no Instagram @oficmusic.
Leia mais…Pianista Catarinense Pablo Rossi realiza turnê pela Europa / ND+
Em turnê pela Europa, o pianista Pablo Rossi fez uma apresentação emocionante esta semana na Embaixada Brasileira em Paris, com uma seleção de obras clássicas compostas com inspiração na natureza. Ao final, posou para fotos ao lado do embaixador do Brasil na França, Ricardo Neiva Tavares, e da embaixatriz Cecília Neiva Tavares. Neste sábado, Pablo se apresenta em Londres, na Highgate Sessions, que é uma série de concertos reunindo alguns dos principais músicos de câmaras e orquestras do Reino Unido. E no fim do mês desembarca na Ilha para lançar a Orquestra Filarmônica Catarinense, um projeto que tem tudo para colocar Santa Catarina no cenário nacional e internacional da música.
Pianista catarinense Pablo Rossi brilha em turnê internacional por Paris e Londres / ND+
Com uma carreira internacional consolidada, o pianista concertista catarinense Pablo Rossi se apresentará em Paris e Londres nesta terça-feira (7) e sábado (11). Confira a entrevista.
Leia mais…Pianista catarinense faz recitais solo em Paris e Londres / De olho na Ilha
Com uma carreira internacional consolidada, o pianista concertista catarinense Pablo Rossi se apresentará em Paris e Londres nos dias 7 e 11 de novembro. Os recitais solo trarão uma seleção de obras de Villa-Lobos, Francisco Mignone, Cyril Scott, Liszt e Schubert, todas com inspiração na natureza.
Leia mais…OUTUBRO / 2023
Em Londres / NSC Total
Com uma consolidada carreira internacional, o pianista concertista catarinense Pablo Rossi fez um recital inusitado na última sexta-feira, dia 27, em Londres. A apresentação foi na exclusiva festa de casamento do Lord Peter Mandelson, um dos mais influentes secretários de Estado da gestão do primeiro-ministro Tony Blair, responsável pela renovação do Partido Trabalhista do Reino Unido e Membro da Câmara dos Lordes. Peter oficializou a união com o brasileiro Reinaldo Avila, companheiro dele há 30 anos, que é bastante envolvido com projetos filantrópicos, inclusive no Brasil.
Pianista catarinense aterrissa em duas capitais europeias / ND
O pianista concertista catarinense Pablo Rossi aterrissa em duas importantes capitais europeias, Paris e Londres, para dois recitais solo. Com extensa carreira internacional, Rossi interpretará seleção de obras de Villa-Lobos, Francisco Mignone, Cyril Scott, Liszt e Schubert, todas com inspiração na natureza. As apresentações serão na Embaixada do Brasil, em Paris, e na Highgate Sessions, uma série de concertos conduzidos por alguns dos principais músicos de câmaras e orquestras do Reino Unido, em Londres. Pablo é considerado pela crítica especializada um dos mais importante nomes da nova geração de pianistas brasileiros.
Pianista catarinense fará um recital exclusivo em Londres / NSC Total
Com uma consolidada carreira internacional, o pianista concertista catarinense, Pablo Rossi, fará um recital inusitado nesta sexta-feira, dia 27 de outubro, em Londres. Será na exclusiva festa de casamento do Lord Peter Mandelson, um dos mais influentes secretários de Estado da gestão do Primeiro Ministro Tony Blair, responsável pela renovação do Partido Trabalhista do Reino Unido e Membro da Câmara dos Lordes. Ele irá oficializar sua união com o brasileiro Reinaldo Avila, seu companheiro há 30 anos, que é bastante envolvido com projetos filantrópicos, inclusive no Brasil.
SETEMBRO / 2023
Cultura: estudantes de Florianópolis assistem apresentação do pianista internacional Pablo Rossi / ND Mais
Estudantes de Florianópolis participaram de uma tarde musical com muita cultura, nesta terça-feira (12).
Tarde cultural: estudantes assistem apresentação do pianista internacional Pablo Rossi / ND Mais
A apresentação é uma iniciativa da Orquestra Filarmônica de Florianópolis. O repertório do pianista internacional Pablo Rossi foi uma releitura de um clássico compositor francês. Esse espetáculo é uma forma de democratizar o acesso à cultura e abrir portas para o fantástico mundo da música clássica no Brasil.
Cultura: estudantes de Florianópolis assistem apresentação do pianista internacional Pablo Rossi / Jornal Floripa
Estudantes de Florianópolis participaram de uma tarde musical com muita cultura, nesta terça-feira (12).
Suíte ‘Carnaval dos Animais’ inspira espetáculo educativo no CIC, em Florianópolis / ND Mais
Apresentação ‘Carnaval dos Animais’ será comandada pelo pianista catarinense Pablo Rossi com interação com as pintoras Livia Erthal e Patricia Correa, no CIC
Suíte ‘Carnaval dos Animais’ inspira espetáculo educativo no CIC, em Florianópolis / Jornal Floripa
A apresentação didática é uma iniciativa de formação de plateia proposta pela OFiC (Orquestra Filarmônica Catarinense), com um formato interativo e educativo que busca a democratização do acesso à cultura.
Série Concertos EPTV tem apresentações gratuitas em Ribeirão e Franca / A cidade ON – Ribeirão Preto
Na edição 2023, com o enérgico repertório de Pablo de León, Horacio Schaefer e Roberto Ring, foram convidados o pianista Pablo Rossi e o músico chinês Pang Wai Lun.
Festival Intercâmbio Brasil-China tem concerto gratuito em Campinas no feriado / Campinas
No palco, os músicos levarão ao público uma programação especial com clássicos da música tradicional chinesa.
Teatro Castro Mendes recebe Concertos EPTV, nesta quinta-feira / CBN Campinas
O trio formado por Pablo de León, Horácio Schaefer e Roberto Ring se apresenta com os músicos convidados Pang Wai Lun (pipa/instrumento tradicional chinês) e Pablo Rossi (piano).
‘Concertos EPTV’: Castro Mendes, em Campinas, recebe apresentação gratuita nesta quinta-feira / Jornal Floripa
O trio Pablo de León, Horacio Schaefer e Roberto Ring, que já têm mais de 800 concertos no Brasil, sobem ao palco ao lado do pianista Pablo Rossi e do músico chinês Pang Wai Lun.
‘Concertos EPTV’: Castro Mendes, em Campinas, recebe apresentação gratuita nesta quinta-feira / A. A. Notícias
O trio Pablo de León, Horacio Schaefer e Roberto Ring, que já têm mais de 800 concertos no Brasil, sobem ao palco ao lado do pianista Pablo Rossi e do músico chinês Pang Wai Lun.
‘Concertos EPTV’: Ribeirão Preto e Franca recebem apresentação gratuita de músicas chinesas / Jornal Floripa
O pianista Pablo Rossi e o músico chinês Pang Wai Lun serão os convidados especiais. Público deve retirar ingressos com uma hora de antecedência; veja detalhes. Pablo de León, Horacio Schaefer, Roberto Ring e Pang Wai Lun se apresentam em Ribeirão Preto e Franca
São Carlos recebe evento gratuito que promove encontro entre obras de Mozart e a música tradicional chinesa neste sábado / São Carlos Dia & Noite
O trio León, Schaefer e Ring divide o palco com o músico chinês Pang Wai Lun e o pianista brasileiro Pablo Rossi para apresentações gratuitas na cidade; evento faz parte da 7ª edição do festival Intercâmbio Brasil-China.
Feriado prolongado tem programação cultural gratuita em cidades do interior de SP / Jornal Dia Dia
No palco, os músicos Pablo de León, Horácio Schaefer e Roberto Ring, os músicos convidados Pang Wai Lun (pipa) e Pablo Rossi (piano), levarão ao público uma programação especial com clássicos da música tradicional chinesa, além de obras fundamentais do repertório camerístico da música clássica e romântica.
ABRIL / 2023
Entrevista com o pianista Pablo Rossi / Acontecendo Aqui
A multidisciplinaridade dos artistas é uma das causas pela qual um dos maiores pianistas do Brasil, na atualidade, advoga nos projetos que realiza. Acompanhe a conversa com ele e entenda as tendências atuais do fazer artístico no Brasil e no mundo.
Turnê de pianista brasileiro chega a Florianópolis / Programa Vera Toledo
Pianista Pablo Rossi une música, literatura e artes plásticas em concerto gratuito em Florianópolis / Blog do Prisco
Sinfonia Alpina é o destaque da Orquestra Sinfônica Municipal em abril / ABC do ABC
Concerto gratuito do pianista Pablo Rossi no Teatro CIC / Guia Floripa
O artista, que já esteve em palcos internacionais, traz o espetáculo beneficente “Iluminuras”, que une artes plásticas, música e literatura.
Com Isaac Karabtchvevsky, Orquestra Sinfônica Heliópolis interpreta Gershwin, Bernstein e Mahler / Dica de Teatro
Acompanhado do pianista Pablo Rossi, grupo apresenta o concerto jazzístico Rhapsody in Blue, além das danças sinfônicas de West Side Story, e do famoso Adagietto; concerto é no dia 22 de abril no Clube Hebraica.
Planeta: Indicado ao Grammy Latino 2022 na categoria Melhor Álbum de Música Clássica, Pablo Rossi apresenta novo espetáculo, “Iluminuras” / ND
Com composições de Frédéric Chopin e intervenção artística por Sandra Ferreira de Mello, espetáculo beneficente Iluminuras será no dia 27 de abril, no Teatro Ademir Rosa, no CIC
Pianista Pablo Rossi une música, literatura e artes plásticas em concerto gratuito em Florianópolis / De Olho na Ilha
Com composições de Frédéric Chopin e intervenção artística por Sandra Ferreira de Mello, espetáculo beneficente Iluminuras será no dia 27 de abril, no Teatro Ademir Rosa, no CIC
MARÇO / 2023
Unioeste: XXII Seminário de Extensão da Unioeste acontece do dia 28 a 31 de março / Unioeste
O cronograma especial conta com:
Abertura Oficial no Teatro Municipal de Cascavel Sefrin Filho no dia 28/03/2023 as 19h30, presencial e transmissão via YouTube com apresentação do Pianista Pablo Rossi no Espetáculo Pelos Caminhos de Chopin.
Pianista indicado ao Grammy abre temporada 2023 do projeto Bravíssimo Concertos / Reinaldo Bessa
Pianista indicado ao Grammy abre temporada 2023 do Bravíssimo Concertos / CBN Curitiba
Pianista indicado ao Grammy abre temporada 2023 do Bravíssimo em Medianeira / Jornal Mensageiro
Pianista indicado ao Grammy abre temporada 2023 do Bravíssimo em Medianeira / Guia Medianeira
Local: CPC Arandurá / Endereço: Av. Brasil, 899-1029 – Centro
Pianista indicado ao Grammy abre temporada 2023 do Bravíssimo Concertos / ParanáShop
FEVEREIRO / 2023
Conversa de Intervalo com Pablo Rossi / Sala Cecília Meireles
JANEIRO / 2023
OUTUBRO / 2022
L’hommage à Freire aura fait découvrir au public française quatre pianistes brésiliens / CLASSICA
Et Pablo Rossi! Vainqueur gamin du Concours Nelson Freire de Rio, enfant prodige prodigieux, il a ensuite connu un petit passage à vide. Il est allé travailler avec Elisso Virssaladze et voici que la chrysalide se rompt et que ce jeune homme souriant et blagueur apparait ressourcé, tellement musicien frémissant, à l’écoute de ce qui est derrière les notes. On espère le réentendre bientôt, lui aussi.
Leia…Convites para reinauguração do Theatro Capitólio começarão a ser distribuídos nesta quarta-feira / Fundação Cultural de Varginha
Após os discursos, haverá a apresentação do projeto “Concertos EPTV” com os músicos Rommel Fernandes (violino), Roberto Ring (violoncelo) e Pablo Rossi (piano). O programa contará com composições de Joseph Haydn, Frédéric Chopin e Felix Mendelssohn.
Leia…Reabertura do Theatro Capitólio / Blog do Madeira
No dia 9 de outubro, dia da reabertura, haverá o show “Concertos EPTV”, que trará os músicos Rommel Fernandes (violino) , Roberto Ring (violoncelo) e Pablo Rossi (piano). Eles interpretarão Joseph Haydn, Frédéric Chopin e Felix Mendelssohn.
Leia…Começa nesta quarta-feira a distribuição de convites para a reinauguração do Theatro Capitólio / Varginha Online
No dia da reinauguração também será comemorado os 95 anos do Theatro Capitólio. A noite faz parte da programação dos 140 anos de Varginha.
Leia…SETEMBRO / 2022
Varginha recupera teatro de 95 anos / Jornal Correio da Cidade
Para celebrar a data, a Fundação Cultural trará a apresentação dos músicos Rommel Fernandes (violino), Roberto Ring (violoncelo) e Pablo Rossi (piano).
Leia…Theatro Capitólio completa 95 anos e reinaugurado no dia 9 de outubro / Varginha Online
Prestes a completar 95 anos, o Theatro Capitólio de Varginha será novamente aberto aos apreciadores da arte e da cultura no próximo dia 09 de outubro, às 19h.
Leia…Theatro Capitólio completa 95 anos e será entregue a população totalmente revitalizado / Fundação Cultural de Varginha
Para celebrar a data, a Fundação Cultural, em parceria com a EPTV Sul de Minas, trará a apresentação dos músicos Rommel Fernandes (violino), Roberto Ring (violoncelo) e Pablo Rossi (piano) no projeto “Concertos EPTV” para executar composições de Joseph Haydn, Frédéric Chopin e Felix Mendelssohn.
Leia…Artistas brasileiros celebram legado de Nelson Freire em Festival Internacional de Piano na França / RFI
Eles voltaram à cena várias vezes, puxados pelas palmas da plateia francesa, depois do impressionante trio de pianos a 12 mãos
que fechou com chave de ouro a apresentação de Clélia Iruzun, Eduardo Monteiro, Cristian Budu, Fabio Martino, Juliana Steinbach
e Pablo Rossi. “Foi uma noite digna de Nelson Freire”.
La Roque d’Antheron : Hommages à trois pianistes / Naja21
Concert des amis de Nelson Freire, réunissant six pianistes Christian Budu, Eduardo Monteiro, Pablo Rossi, Fabio Martino, Clélia Iruzun et Juliana Steinbach.
Leia…Obra de catarinense Pablo Rossi é indicado ao Grammy Latino 2022 / ND+
“A indicação é pelo último CD que a dupla gravou pelo selo internacional Naxos, somente com obras de Villa-Lobos, a integral das Sonatas para Piano e Violino do grande compositor brasileiro”.
Leia…Em turnê por Londres, pianista catarinense é selecioando para o Grammy Latino / Blog do Prisco
Foi em Londres também que ele recebeu a notícia que o seu último álbum gravado pelo selo internacional Naxos foi selecionado como finalista no Grammy Latino, na categoria de “Melhor Álbum de Música Clássica”. O CD “Villa-Lobos: Integral das Sonatas para piano e violino” foi lançado no ano passado e desde então tem acumulado dezenas de críticas, com destaque para a escolha do editor da renomada publicação BBC Music Magazine.
Leia…Artistas brasileiros concorrem nas categorias de música clássica do Grammy Latino / CONCERTO
Na categoria Melhor Álbum de Música Clássica há dois discos brasileiros na competição: o LP da pianista Erika Ribeiro com obras de Stravinsky, Gubaidulina e Hermeto Pascoal (gravadora Rocinante); e a integral das sonatas para violino e piano de Villa-Lobos, com o violinista Emmanuele Baldini e o pianista Pablo Rossi (Naxos).
Leia…Pianista catarinense Pablo Rossi concorre ao Grammy Latino 2022 / NSC Total
O pianista Pablo Rossi, que nasceu na Grande Florianópolis em 1989, está concorrendo ao Grammy Latino 2022 na categoria Melhor Álbum de Música Clássica.
Leia…Grammy Latino 2022: conheça todos os indicados à premiação / Showmetech
Após 18 mil submissões, os indicados ao Grammy Latino 2022 foram finalmente revelados. Pablo Rossi estará concorrendo na categoria Melhor Álbum de Música Clássica: VILLA-LOBOS: COMPLETE VIOLIN SONATAS – Emmanuele Baldini, Pablo Rossi & Heitor Villa-Lobos.
Leia…Pablo Rossi está entre os indicados ao Prêmio Grammy Latino 2022 / Metropolitana FM
“VILLA-LOBOS: COMPLETE VIOLIN SONATAS” interpretado por Pablo Rossi e Emmanuele Baldini concorre ao prêmio na categoria de Melhor Álbum de Música Clássica.
Aniversário de Varginha terá a reinauguração do Capitólio / Blog do Madeira
Pablo Rossi se apresentará domingo 09/10 às 18h30 na Reinauguração e Comemoração dos 95 anos do Theatro Municipal Capitólio.
Leia…Aniversário de Varginha-MG terá várias atrações, confira! / Varginha Digital
Dia 09/10, domingo – Local: Theatro Municipal Capitólio – Horário: 18h30 – Evento: Reinauguração e Comemoração dos 95 anos do Theatro Capitólio. Apresentação dos músicos violonista Rommel Fernandes, violoncelista Roberto Ring e pianista Pablo Rossi.
Pablo Rossi estará na programação do 140º aniversário de Varginha-MG / Varginha Online
“Outro destaque na programação é a reinauguração e comemoração dos 95 anos do Theatro Capitólio que acontece no domingo (9/10) às 18h30, com a apresentação dos músicos violonista Rommel Fernandes, violoncelista Roberto Ring e pianista Pablo Rossi”.
AGOSTO / 2022
Pianista brasileiro pede mais apoio do governo para revelar novos talentos no país / Por Vivian Oswald, correspondente da RFI em Londres
A primeira vez que subiu ao palco, o pianista brasileiro Pablo Rossi tinha apenas sete anos. Era o início de uma carreira virtuosa. Ele foi o mais jovem solista a tocar com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e o mais novo a receber o prêmio Nelson Freire. Não por acaso, Pablo foi um dos seis pianistas convidados para se apresentarem no Festival La Roque d’Anthéron, no sul da França, um dos mais importantes do mundo, na homenagem ao pianista brasileiro morto em novembro de 2021.
Pianista brasileiro pede mais apoio do governo para revelar novos talentos no país / Bol
“Festivais de música como este de La Roque d’Anthéron são instrumentos indispensáveis para a descoberta, formação e divulgação das novas gerações de pianistas e [outros] músicos. Eles têm apenas a possibilidade de trazer entretenimento e cultura para as plateias, mas também são essenciais para incentivar os jovens artistas. Iniciativas assim não nascem e crescem da noite para o dia, são gestadas por anos de contínuo serviço e trabalho de qualidade, com planejamento e estratégia, fruto da dedicação de gestores que acreditam no poder modificador da música e da arte”.
Pianista brasileiro pede mais apoio do governo para revelar novos talentos no país / ND+
Para o pianista, o Brasil precisa de mais Nelsons Freires. Para isso, defende que as instituições de ensino de ponta tenham apoio do governo.
JULHO / 2022
Pablo Rossi – a star shining brightly for Brazil 200 / ChristopherAxWorthy
Brazil 200 celebrations with Pablo Rossi in London (28th July 2022). “Now in 2022 the transformation from an extraordinarily talented young pianist into an artist of great stature took me completely by surprise.The assurance and authority not only in the music of his compatriot Villa Lobos and Prado ,but also the maturity and breathtaking sweep of his Schubert left me and all those present amazed.”
Pianista de SC Pablo Rossi participa de concerto na embaixada do Brasil em Londres / ND+
Musicista contou detalhes sobre as apresentações de sua turnê na Europa ao programa SC no Ar do dia 22 de julho de 2022.
Música ganha espaço como ferramenta de inclusão e de transformação social / ND+
Apostando no poder provocativo das artes, pianista catarinense Pablo Rossi se prepara para recitais na Europa homenageando grandes momentos históricos brasileiros e também o mestre Nelson Freire, morto em 2021.
Ciente do potencial da música e das artes como ferramentas de modificação social, de inclusão, igualdade, tolerância e sustentabilidade, o pianista catarinense Pablo Rossi, 33 anos, tem se desdobrado no desenvolvimento de projetos para espalhar sua convicção pelo mundo. Hoje morando na Alemanha, Pablo vive entre o Brasil e a Europa. Ele chegou na sexta-feira a Londres, na Inglaterra, onde se prepara para participar na quinta-feira (28), na Embaixada Brasileira, de recital que integra a agenda oficial naquele pais das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil e os 100 da Semana de Arte Moderna de 1922, momento que revolucionou a arte brasileira. Depois, em 7 de agosto, Pablo vai passar um pouco de calor na França, onde participa de recital no Festival de Piano La
Roque D’Anthéron, comunidade de pouco mais de 5.000 habitantes da região da Costa Azul, em homenagem ao grande pianista brasileiro Nelson Freire, morto no ano passado, e que era uma referência para o catarinense. Depois, fugindo do calor da Europa vem matar a saudade do Brasil. Se apresenta no dia 4 de setembro, no Teatro Municipal de São Paulo, e depois retorna a Londres, onde no dia 13 do mesmo mês tem outro recital agendado. Pablo também se prepara para outro grande recital agendado para novembro.
JUNHO / 2022
O sexto e ultimo episódio da atual temporada da série Minutos Musicais estreia neste sábado, 25 de junho, às 21h, na TV UFSC. A atração traz o pianista Pablo Rossi na Igrejinha da UFSC interpretando Chacona ao luar, do maestro e compositor catarinense Edino Krieger.
Pianista brasileiro Pablo Rossi na abertura do Festival “Summer Academy of Arts”/ Chernomorie-bg
O pianista brasileiro Pablo Rossi abre a 17ª edição da Summer Academy of Arts em Sozopol, Bulgária. Pablo interpretará obras de Ripper, Villa-Lobos, Schubert e Liszt.
Festival Vermelhos volta a Ilhabela com homenagem a Nelson Freire após pandemia / Folha de São Paulo
MAIO / 2022
OSBA recebe o pianista Pablo Rossi em concerto com regência de Anderson Alves / Bahia
O pianista catarinense Pablo Rossi e o maestro fluminense Anderson Alves são os convidados da terceira edição da Série Jorge Amado da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) em 2022. O concerto acontece na próxima quinta-feira (26/5), às 20h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador. No programa da noite, estarão presentes as obras “Sinfonia Nº 3 em Fá Maior, Op.90”, do compositor austríaco Johannes Brahms (1833-1897), e “Momoprecoce: Fantasia para Piano e Orquestra, A240”, do fluminense Heitor Villa-Lobos (1887-1959).
OSBA recebe convidados especiais em concerto no Teatro Castro Alves / Pablo Rossi
A Orquestra Sinfônica da Bahia recebe as participações especiais do pianista catarinense Pablo Rossi e do maestro fluminense Anderson Alves em nova edição da série Jorge Amado. O concerto acontece nesta quinta-feira (26), às 20h, no Teatro Castro Alves. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro e através da plataforma Sympla.
Concerto de Pablo Rossi com Orquestra Sinfônica da Bahia / Teatro Castro Alves (Salvador, Brasil)
O pianista catarinense Pablo Rossi e o maestro fluminense Anderson Alves são os convidados da terceira edição da Série. A participação de Rossi, 33 anos, marca seu retorno após 11 anos para uma apresentação com a OSBA, no dia 26 de maio. Anteriormente, Rossi participou do tradicional Concerto de Natal da Orquestra Sinfônica da Bahia, em 2011.
Apresentação de Pablo Rossi reabre a Igrejinha da UFSC / ND+
Tendo como cenário o espaço histórico erguido há mais de 150 anos e o restaurado mural do artista Hassis, as diferentes expressões artísticas convivem em harmonia oferecendo um espetáculo à comunidade
Pablo Rossi abre a série de concertos gratuitos “Pianistas” / ND+
Pablo Rossi e Rosana Lamosa / Conservatório Pernambucano
“Impávido Colosso” – Pablo Rossi / Coluna Raul Sartori
ABRIL / 2022
Pablo Rossi and “Georgian Sinfonietta” / Georgia
Pablo Rossi na segunda temporada da série “Minutos Musicais” / UFSC
“Minutos Musicais” vai exibir o pianista Pablo Rossi interpretando Schubert, Villa Lobos e Edino Krieger.
Leia…A agenda internacional de Pablo Rossi / Coluna Raul Sartori
Segue cheia e brilhante a agenda internacional do jovem pianista florianopolitano Pablo Rossi. Ontem ele iniciou temporada de concertos na Geórgia, começando pela capital, Tbilisi, com apoio da Embaixada do Brasil naquele país. Como sempre, põe brasileiros no programa, como Alberto Nepumuceno..
Leia…Pablo Rossi at the Recital Hall of the Tbilisi State Conservatory / April 27
On Wednesday, April 27, at 19:00, Brazilian pianist Pablo Rossi will give a concert at the Recital Hall of the Tbilisi State Conservatory.The concert is organized by the Embassy of Brazil to Georgia as the second in a series of cultural events of this year in honor of the 200th anniversary of Brazil’s independence.
Leia…Pablo Rossi and Georgian Sinfonietta / April 28
On Thursday, April 28, at 19:00, Brazilian pianist Pablo Rossi and Georgian Sinfonietta will give a concert at the Grand Hall of the Tbilisi State Conservatory. The concert is organized by the Embassy of Brazil to Georgia as the third in a series of cultural events of this year in honor of the 200th anniversary of Brazil’s independence.
Leia…
2021
APRIL / 2022
Michael Vincent
Ludwig van Toronto, July 2021
A Wake Up And Smell The Coffee Album The violin parts flow easily, with considerable demands on finger technique. The Italian Emmanuele Baldini, concertmaster of the São Paulo Symphony Orchestra, is equal to the challenge. The Brazilian pianist Paolo Rossi dresses up patches of thin score. © 2021 Ludwig Van Toronto
David Denton
David’s Review Corner, July 2021
Though Heitor Villa-Lobos was a prolific composer who left a heritage of over two thousand scores in many genres, it included only three sonatas for violin and piano. Written while still young, beginning when he was twenty-five, they spanned the years 1912 to 1920 while he was living in Paris and submerging himself in mainstream European music of the era. It was to remain within the realms of tonality, the influences of Faure we hear most, with just a modicum of Debussy. The First, carrying the title Desesperance (Despair) was shaped in one movement divided into the three sections of the classical sonata. From the outset of this short work there is melancholy, particularly in the piano writing, the presence of the violin is here to decorate. The Second and Third Sonatas are more substantial in length, and in three movements. I would want to describe both as Piano Sonatas with violin elaboration, and they introduce a degree of harmonic experimentation befitting to the era, while on the Third there is the feeling that Villa-Lobos was now entering unknown territory. Italian by birth in 1971, Emmanuele Baldini’s life and career have been as an international soloist who has forged links with Brazil where he now lives. His smooth tonal qualities are suited to all three works, with just a little brilliance in the finale of the Third. The pianist, Pablo Rossi, is Brazilian, and obviously enjoyed the demands the composer makes on the keyboard’s role, particularly in the Third. They enjoy a well-balanced recording made in New York last year, and I can find only two previous recordings with this coupling. Strongly recommended. © 2021 David’s Review Corner
Rafael de Acha
Rafael’s Music Notes, June 2021
The pairing of Paolo Rossi’s technically unimpeachable, solidly supportive pianistic gifts, to Emmanuele Baldini’s boldly Romantic approach to this music makes for a felicitous result in this remarkable Naxos CD that features two formidable Brazilian artists at the top of their game in music by their great compatriot Heitor Villa-Lobos. © 2021 Rafael’s Music Notes
Dean Frey
Music for Several Instruments, June 2021
The team of violinist Emmanuele Baldini and pianist Pablo Rossi play these works with style and finesse. They give the first sonata a proper dose of salon music sentimentality, as befits a work with the subtitle Désespérance’. A special release, beautifully recorded. © 2021 Music for Several Instruments
Lynn René Bayley
The Art Music Lounge, June 2021
Italian violinist Emmanuele Baldini plays them with a rapturous legato but occasionally edgy bowing, and pianist Pablo Rossi accompanies in an appropriate style. Were these unearthed sonatas by a little-known French composer from the early 20th century they would surely be acclaimed as superb pieces worthy of revival, but the thing I listen for is how Villa-Lobos developed from this point, and the style he was to present from the early 1930s on is light-years beyond what one hears on this disc. © 2021 The Art Music Lounge
Stephen Smoliar
The Rehearsal Studio, July2021
…Baldini consistently finds the right rhetorical stance to take for each of the sonatas and their movements on this recording. For that matter there is also consistent uniqueness in the composer’s approach to what his thematic material is and how its elements are structured. Thus, while the music itself tends to be more subdued that what one expects from more familiar Villa-Lobos compositions, these three sonatas have much to offer to the efforts of the attentive listener. © 2021 The Rehearsal Studio
The Sunday Times
London, July 2021
The performances are invigorating. © 2021 The Sunday Times, London
Uwe Krusch
Pizzicato, July2021
The performers succeed in presenting Villa-Lobos’ music in well-structured and carefully shaped interpretations. © 2021 Pizzicato
Le Parnasse Musical
August 2021
The modernity of Villa-Lobos’ pieces brings us something new and unexpected. It reveals an outstanding composer, of a particular impressionism. The duo Baldini-Rossi, based in Brazil, interprets this innovative and fascinating artistry and sometimes touches the sublime. A success to discover. © 2021 Le Parnasse Musical
Kevin Filipski
The Flip Side, August 2021
One of the most prolific composers in several genres, Brazilian Heitor Villa-Lobos (1887-1959) wrote 17 string quartets, 12 symphonies and, in his own categories, 11 Chôros and 9 Bachianas Basileiras; although he only composed three violin sonatas—all between the years 1912 and 1920—they are remarkable examples of his maturation. Played by violinist Emmanuele Baldini and pianist Pablo Rossi, these works are flavorful and wide-ranging, with the third sonata especially memorable for its hints of, but not slavish imitation of, Debussy and French impressionism. © 2021 The Flip Side
Michael Quinn
Limelight, August 2021
Persuasive advocacy by Baldini and Rossi brings Villa-Lobos into vivid focus. Dating from just two years later, the Second Sonata demonstrates a paradigm shift in Villa-Lobos’s appreciation of the piano and the possibilities in partnering it with the violin. Baldini and Rossi nimbly negotiate the transition, accommodating still present but more adroitly disguised French influences while allowing greater expressive boldness to push through towards something freer, more focused and vivid. Their graceful but pointed give and take throughout of the Sonata’s fantasy-laced ebb and flow finds an especially elegant apotheosis in the sprightly Rondo finale. For Villa-Lobos aficionados a must, this is another feather in the cap for Naxos’s continuing Music of Brazil series. © 2021 Limelight
Leia…BBC Music Magazine
October 2021
Emmanuele Baldini… produces an alluring tone that taps into the natural resonances of his instrument and phrases with a natural instinct… this elusive yet deeply rewarding music is among the finest ever written for violin and piano. © 2021 BBC Music Magazine
Richard Whitehouse
Gramophone, October 2021
…the insight and commitment of Emmanuele Baldini and Pablo Rossi help make the release an attractive proposition for those new to this music. © 2021 Gramophone
The WholeNote
November 2021
…Violinist Emmanuele Baldini and pianist Pablo Rossi present three delightful pieces which should be much better known. There’s influence of French late-Romanticism here (especially Debussy in No.3) and a wealth of melodic invention, with excellent performances making for a delightful disc. © 2021 The WholeNote
Glyn Pursglove
MusicWeb International, November 2021
This enjoyable disc deserves a place in any collection of Villa-Lobos’s music.
…top-class performances by the Italian violinist Emmanuele Baldini and the Brazilian pianist Paolo Rossi. Both are impressive musicians, as evidenced, for example, by the way Baldini sustains and develops the dominant violin part in Sonata No.1, always expressive without ever becoming excessively sentimental, or the well-judged power with which Rossi plays the piano part in the last movement of the second sonata. Their ensemble work is excellent too – not least in the closing movement of the third sonata, especially in the rapid passages towards its close. These are played with attractive effervescence without at any time sounding rushed or superficial. Indeed, I find the instrumental relationship between Baldini and Rossi eminently satisfactory throughout these works. They are well-served by a thoroughly satisfactory recorded sound. One of the incidental fascinations of hearing Villa-Lobos’ Violin Sonatas in sequence is to
observe how much – and how quickly – the composer’s writing for the piano improved in these years (his 1913 marriage to the pianist Lucilía Guimãres must have played an important role here). I am familiar with only one other complete recording of these sonatas – that by violinist Jenny Abel and pianist Roberto Szidon (Brilliant Classics 9051, recorded in 1982). Though that is by no means a bad recording, I find this new release from Naxos preferable in almost every respect. © 2021 MusicWeb International
Leia…
Phillip Scott
Fanfare, January 2022
This new recording is so good, it is not of interest only to Villa-Lobos completists. It is worth collecting in terms of sheer performance, a shining example of a simpatico violin/piano partnership. Pablo Rossi’s piano playing is so nuanced and expressive, and Emmanuele Baldini’s violin so poised, centered in tone, and totally devoid of intonational issues, that together they make beautiful music. Rossi is Brazilian, and while violinist Baldini is Italian he has moved on to conducting, studying with Isaac Karabtchevsky, who is arguably the world’s authority on conducting Villa-Lobos. As is Naxos’s habit, the duo is recorded fairly closely, but in this instance they can take it and the sound is not dry. A lovely chamber recital; even an early Want List contender. © 2022 Fanfare
Uma conversa com o pianista Pablo Rossi
Estadão, por João Luiz Sampaio
25 setembro 2015 | 10:36
Leia…
Formado no Conservatório Tchaikovsky, em Moscou, o pianista Pablo Rossi faz concerto na Ilha
Notícias do Dia
28 de Abril 2016
Leia…
Pianista Pablo Rossi faz concerto beneficente no dia 4
Hora de Santa Catarina
27 de agosto 2015
Leia…
Pianista Pablo Rossi faz concerto nesta quinta em Florianópolis
Diário Catarinense
25 de julho 2012
Leia…
ABRIL / 2023
Entrevista com o pianista Pablo Rossi / Acontecendo Aqui
A multidisciplinaridade dos artistas é uma das causas pela qual um dos maiores pianistas do Brasil, na atualidade, advoga nos projetos que realiza. Acompanhe a conversa com ele e entenda as tendências atuais do fazer artístico no Brasil e no mundo.
Turnê de pianista brasileiro chega a Florianópolis / Programa Vera Toledo
Pianista Pablo Rossi une música, literatura e artes plásticas em concerto gratuito em Florianópolis / Blog do Prisco
Sinfonia Alpina é o destaque da Orquestra Sinfônica Municipal em abril / ABC do ABC
Concerto gratuito do pianista Pablo Rossi no Teatro CIC / Guia Floripa
O artista, que já esteve em palcos internacionais, traz o espetáculo beneficente “Iluminuras”, que une artes plásticas, música e literatura.
Com Isaac Karabtchvevsky, Orquestra Sinfônica Heliópolis interpreta Gershwin, Bernstein e Mahler / Dica de Teatro
Acompanhado do pianista Pablo Rossi, grupo apresenta o concerto jazzístico Rhapsody in Blue, além das danças sinfônicas de West Side Story, e do famoso Adagietto; concerto é no dia 22 de abril no Clube Hebraica.
Planeta: Indicado ao Grammy Latino 2022 na categoria Melhor Álbum de Música Clássica, Pablo Rossi apresenta novo espetáculo, “Iluminuras” / ND
Com composições de Frédéric Chopin e intervenção artística por Sandra Ferreira de Mello, espetáculo beneficente Iluminuras será no dia 27 de abril, no Teatro Ademir Rosa, no CIC
Pianista Pablo Rossi une música, literatura e artes plásticas em concerto gratuito em Florianópolis / De Olho na Ilha
Com composições de Frédéric Chopin e intervenção artística por Sandra Ferreira de Mello, espetáculo beneficente Iluminuras será no dia 27 de abril, no Teatro Ademir Rosa, no CIC
MARÇO / 2023
Unioeste: XXII Seminário de Extensão da Unioeste acontece do dia 28 a 31 de março / Unioeste
O cronograma especial conta com:
Abertura Oficial no Teatro Municipal de Cascavel Sefrin Filho no dia 28/03/2023 as 19h30, presencial e transmissão via YouTube com apresentação do Pianista Pablo Rossi no Espetáculo Pelos Caminhos de Chopin.
Pianista indicado ao Grammy abre temporada 2023 do projeto Bravíssimo Concertos / Reinaldo Bessa
Pianista indicado ao Grammy abre temporada 2023 do Bravíssimo Concertos / CBN Curitiba
Pianista indicado ao Grammy abre temporada 2023 do Bravíssimo em Medianeira / Jornal Mensageiro
Pianista indicado ao Grammy abre temporada 2023 do Bravíssimo em Medianeira / Guia Medianeira
Local: CPC Arandurá / Endereço: Av. Brasil, 899-1029 – Centro
Pianista indicado ao Grammy abre temporada 2023 do Bravíssimo Concertos / ParanáShop
FEVEREIRO / 2023
Conversa de Intervalo com Pablo Rossi / Sala Cecília Meireles
JANEIRO / 2023
OUTUBRO / 2022
L’hommage à Freire aura fait découvrir au public française quatre pianistes brésiliens / CLASSICA
Et Pablo Rossi! Vainqueur gamin du Concours Nelson Freire de Rio, enfant prodige prodigieux, il a ensuite connu un petit passage à vide. Il est allé travailler avec Elisso Virssaladze et voici que la chrysalide se rompt et que ce jeune homme souriant et blagueur apparait ressourcé, tellement musicien frémissant, à l’écoute de ce qui est derrière les notes. On espère le réentendre bientôt, lui aussi.
Leia…Convites para reinauguração do Theatro Capitólio começarão a ser distribuídos nesta quarta-feira / Fundação Cultural de Varginha
Após os discursos, haverá a apresentação do projeto “Concertos EPTV” com os músicos Rommel Fernandes (violino), Roberto Ring (violoncelo) e Pablo Rossi (piano). O programa contará com composições de Joseph Haydn, Frédéric Chopin e Felix Mendelssohn.
Leia…Reabertura do Theatro Capitólio / Blog do Madeira
No dia 9 de outubro, dia da reabertura, haverá o show “Concertos EPTV”, que trará os músicos Rommel Fernandes (violino) , Roberto Ring (violoncelo) e Pablo Rossi (piano). Eles interpretarão Joseph Haydn, Frédéric Chopin e Felix Mendelssohn.
Leia…Começa nesta quarta-feira a distribuição de convites para a reinauguração do Theatro Capitólio / Varginha Online
No dia da reinauguração também será comemorado os 95 anos do Theatro Capitólio. A noite faz parte da programação dos 140 anos de Varginha.
Leia…SETEMBRO / 2022
Varginha recupera teatro de 95 anos / Jornal Correio da Cidade
Para celebrar a data, a Fundação Cultural trará a apresentação dos músicos Rommel Fernandes (violino), Roberto Ring (violoncelo) e Pablo Rossi (piano).
Leia…Theatro Capitólio completa 95 anos e reinaugurado no dia 9 de outubro / Varginha Online
Prestes a completar 95 anos, o Theatro Capitólio de Varginha será novamente aberto aos apreciadores da arte e da cultura no próximo dia 09 de outubro, às 19h.
Leia…Theatro Capitólio completa 95 anos e será entregue a população totalmente revitalizado / Fundação Cultural de Varginha
Para celebrar a data, a Fundação Cultural, em parceria com a EPTV Sul de Minas, trará a apresentação dos músicos Rommel Fernandes (violino), Roberto Ring (violoncelo) e Pablo Rossi (piano) no projeto “Concertos EPTV” para executar composições de Joseph Haydn, Frédéric Chopin e Felix Mendelssohn.
Leia…Artistas brasileiros celebram legado de Nelson Freire em Festival Internacional de Piano na França / RFI
Eles voltaram à cena várias vezes, puxados pelas palmas da plateia francesa, depois do impressionante trio de pianos a 12 mãos
que fechou com chave de ouro a apresentação de Clélia Iruzun, Eduardo Monteiro, Cristian Budu, Fabio Martino, Juliana Steinbach
e Pablo Rossi. “Foi uma noite digna de Nelson Freire”.
La Roque d’Antheron : Hommages à trois pianistes / Naja21
Concert des amis de Nelson Freire, réunissant six pianistes Christian Budu, Eduardo Monteiro, Pablo Rossi, Fabio Martino, Clélia Iruzun et Juliana Steinbach.
Leia…Obra de catarinense Pablo Rossi é indicado ao Grammy Latino 2022 / ND+
“A indicação é pelo último CD que a dupla gravou pelo selo internacional Naxos, somente com obras de Villa-Lobos, a integral das Sonatas para Piano e Violino do grande compositor brasileiro”.
Leia…Em turnê por Londres, pianista catarinense é selecioando para o Grammy Latino / Blog do Prisco
Foi em Londres também que ele recebeu a notícia que o seu último álbum gravado pelo selo internacional Naxos foi selecionado como finalista no Grammy Latino, na categoria de “Melhor Álbum de Música Clássica”. O CD “Villa-Lobos: Integral das Sonatas para piano e violino” foi lançado no ano passado e desde então tem acumulado dezenas de críticas, com destaque para a escolha do editor da renomada publicação BBC Music Magazine.
Leia…Artistas brasileiros concorrem nas categorias de música clássica do Grammy Latino / CONCERTO
Na categoria Melhor Álbum de Música Clássica há dois discos brasileiros na competição: o LP da pianista Erika Ribeiro com obras de Stravinsky, Gubaidulina e Hermeto Pascoal (gravadora Rocinante); e a integral das sonatas para violino e piano de Villa-Lobos, com o violinista Emmanuele Baldini e o pianista Pablo Rossi (Naxos).
Leia…Pianista catarinense Pablo Rossi concorre ao Grammy Latino 2022 / NSC Total
O pianista Pablo Rossi, que nasceu na Grande Florianópolis em 1989, está concorrendo ao Grammy Latino 2022 na categoria Melhor Álbum de Música Clássica.
Leia…Grammy Latino 2022: conheça todos os indicados à premiação / Showmetech
Após 18 mil submissões, os indicados ao Grammy Latino 2022 foram finalmente revelados. Pablo Rossi estará concorrendo na categoria Melhor Álbum de Música Clássica: VILLA-LOBOS: COMPLETE VIOLIN SONATAS – Emmanuele Baldini, Pablo Rossi & Heitor Villa-Lobos.
Leia…Pablo Rossi está entre os indicados ao Prêmio Grammy Latino 2022 / Metropolitana FM
“VILLA-LOBOS: COMPLETE VIOLIN SONATAS” interpretado por Pablo Rossi e Emmanuele Baldini concorre ao prêmio na categoria de Melhor Álbum de Música Clássica.
Aniversário de Varginha terá a reinauguração do Capitólio / Blog do Madeira
Pablo Rossi se apresentará domingo 09/10 às 18h30 na Reinauguração e Comemoração dos 95 anos do Theatro Municipal Capitólio.
Leia…Aniversário de Varginha-MG terá várias atrações, confira! / Varginha Digital
Dia 09/10, domingo – Local: Theatro Municipal Capitólio – Horário: 18h30 – Evento: Reinauguração e Comemoração dos 95 anos do Theatro Capitólio. Apresentação dos músicos violonista Rommel Fernandes, violoncelista Roberto Ring e pianista Pablo Rossi.
Pablo Rossi estará na programação do 140º aniversário de Varginha-MG / Varginha Online
“Outro destaque na programação é a reinauguração e comemoração dos 95 anos do Theatro Capitólio que acontece no domingo (9/10) às 18h30, com a apresentação dos músicos violonista Rommel Fernandes, violoncelista Roberto Ring e pianista Pablo Rossi”.
AGOSTO / 2022
Pianista brasileiro pede mais apoio do governo para revelar novos talentos no país / Por Vivian Oswald, correspondente da RFI em Londres
A primeira vez que subiu ao palco, o pianista brasileiro Pablo Rossi tinha apenas sete anos. Era o início de uma carreira virtuosa. Ele foi o mais jovem solista a tocar com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e o mais novo a receber o prêmio Nelson Freire. Não por acaso, Pablo foi um dos seis pianistas convidados para se apresentarem no Festival La Roque d’Anthéron, no sul da França, um dos mais importantes do mundo, na homenagem ao pianista brasileiro morto em novembro de 2021.
Pianista brasileiro pede mais apoio do governo para revelar novos talentos no país / Bol
“Festivais de música como este de La Roque d’Anthéron são instrumentos indispensáveis para a descoberta, formação e divulgação das novas gerações de pianistas e [outros] músicos. Eles têm apenas a possibilidade de trazer entretenimento e cultura para as plateias, mas também são essenciais para incentivar os jovens artistas. Iniciativas assim não nascem e crescem da noite para o dia, são gestadas por anos de contínuo serviço e trabalho de qualidade, com planejamento e estratégia, fruto da dedicação de gestores que acreditam no poder modificador da música e da arte”.
Pianista brasileiro pede mais apoio do governo para revelar novos talentos no país / ND+
Para o pianista, o Brasil precisa de mais Nelsons Freires. Para isso, defende que as instituições de ensino de ponta tenham apoio do governo.
JULHO / 2022
Pablo Rossi – a star shining brightly for Brazil 200 / ChristopherAxWorthy
Brazil 200 celebrations with Pablo Rossi in London (28th July 2022). “Now in 2022 the transformation from an extraordinarily talented young pianist into an artist of great stature took me completely by surprise.The assurance and authority not only in the music of his compatriot Villa Lobos and Prado ,but also the maturity and breathtaking sweep of his Schubert left me and all those present amazed.”
Pianista de SC Pablo Rossi participa de concerto na embaixada do Brasil em Londres / ND+
Musicista contou detalhes sobre as apresentações de sua turnê na Europa ao programa SC no Ar do dia 22 de julho de 2022.
Música ganha espaço como ferramenta de inclusão e de transformação social / ND+
Apostando no poder provocativo das artes, pianista catarinense Pablo Rossi se prepara para recitais na Europa homenageando grandes momentos históricos brasileiros e também o mestre Nelson Freire, morto em 2021.
Ciente do potencial da música e das artes como ferramentas de modificação social, de inclusão, igualdade, tolerância e sustentabilidade, o pianista catarinense Pablo Rossi, 33 anos, tem se desdobrado no desenvolvimento de projetos para espalhar sua convicção pelo mundo. Hoje morando na Alemanha, Pablo vive entre o Brasil e a Europa. Ele chegou na sexta-feira a Londres, na Inglaterra, onde se prepara para participar na quinta-feira (28), na Embaixada Brasileira, de recital que integra a agenda oficial naquele pais das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil e os 100 da Semana de Arte Moderna de 1922, momento que revolucionou a arte brasileira. Depois, em 7 de agosto, Pablo vai passar um pouco de calor na França, onde participa de recital no Festival de Piano La
Roque D’Anthéron, comunidade de pouco mais de 5.000 habitantes da região da Costa Azul, em homenagem ao grande pianista brasileiro Nelson Freire, morto no ano passado, e que era uma referência para o catarinense. Depois, fugindo do calor da Europa vem matar a saudade do Brasil. Se apresenta no dia 4 de setembro, no Teatro Municipal de São Paulo, e depois retorna a Londres, onde no dia 13 do mesmo mês tem outro recital agendado. Pablo também se prepara para outro grande recital agendado para novembro.
JUNHO / 2022
O sexto e ultimo episódio da atual temporada da série Minutos Musicais estreia neste sábado, 25 de junho, às 21h, na TV UFSC. A atração traz o pianista Pablo Rossi na Igrejinha da UFSC interpretando Chacona ao luar, do maestro e compositor catarinense Edino Krieger.
Pianista brasileiro Pablo Rossi na abertura do Festival “Summer Academy of Arts”/ Chernomorie-bg
O pianista brasileiro Pablo Rossi abre a 17ª edição da Summer Academy of Arts em Sozopol, Bulgária. Pablo interpretará obras de Ripper, Villa-Lobos, Schubert e Liszt.
Festival Vermelhos volta a Ilhabela com homenagem a Nelson Freire após pandemia / Folha de São Paulo
MAIO / 2022
OSBA recebe o pianista Pablo Rossi em concerto com regência de Anderson Alves / Bahia
O pianista catarinense Pablo Rossi e o maestro fluminense Anderson Alves são os convidados da terceira edição da Série Jorge Amado da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) em 2022. O concerto acontece na próxima quinta-feira (26/5), às 20h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador. No programa da noite, estarão presentes as obras “Sinfonia Nº 3 em Fá Maior, Op.90”, do compositor austríaco Johannes Brahms (1833-1897), e “Momoprecoce: Fantasia para Piano e Orquestra, A240”, do fluminense Heitor Villa-Lobos (1887-1959).
OSBA recebe convidados especiais em concerto no Teatro Castro Alves / Pablo Rossi
A Orquestra Sinfônica da Bahia recebe as participações especiais do pianista catarinense Pablo Rossi e do maestro fluminense Anderson Alves em nova edição da série Jorge Amado. O concerto acontece nesta quinta-feira (26), às 20h, no Teatro Castro Alves. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro e através da plataforma Sympla.
Concerto de Pablo Rossi com Orquestra Sinfônica da Bahia / Teatro Castro Alves (Salvador, Brasil)
O pianista catarinense Pablo Rossi e o maestro fluminense Anderson Alves são os convidados da terceira edição da Série. A participação de Rossi, 33 anos, marca seu retorno após 11 anos para uma apresentação com a OSBA, no dia 26 de maio. Anteriormente, Rossi participou do tradicional Concerto de Natal da Orquestra Sinfônica da Bahia, em 2011.
Apresentação de Pablo Rossi reabre a Igrejinha da UFSC / ND+
Tendo como cenário o espaço histórico erguido há mais de 150 anos e o restaurado mural do artista Hassis, as diferentes expressões artísticas convivem em harmonia oferecendo um espetáculo à comunidade
Pablo Rossi abre a série de concertos gratuitos “Pianistas” / ND+
Pablo Rossi e Rosana Lamosa / Conservatório Pernambucano
“Impávido Colosso” – Pablo Rossi / Coluna Raul Sartori
ABRIL / 2022
Pablo Rossi and “Georgian Sinfonietta” / Georgia
Pablo Rossi na segunda temporada da série “Minutos Musicais” / UFSC
“Minutos Musicais” vai exibir o pianista Pablo Rossi interpretando Schubert, Villa Lobos e Edino Krieger.
Leia…A agenda internacional de Pablo Rossi / Coluna Raul Sartori
Segue cheia e brilhante a agenda internacional do jovem pianista florianopolitano Pablo Rossi. Ontem ele iniciou temporada de concertos na Geórgia, começando pela capital, Tbilisi, com apoio da Embaixada do Brasil naquele país. Como sempre, põe brasileiros no programa, como Alberto Nepumuceno..
Leia…Pablo Rossi at the Recital Hall of the Tbilisi State Conservatory / April 27
On Wednesday, April 27, at 19:00, Brazilian pianist Pablo Rossi will give a concert at the Recital Hall of the Tbilisi State Conservatory.The concert is organized by the Embassy of Brazil to Georgia as the second in a series of cultural events of this year in honor of the 200th anniversary of Brazil’s independence.
Leia…Pablo Rossi and Georgian Sinfonietta / April 28
On Thursday, April 28, at 19:00, Brazilian pianist Pablo Rossi and Georgian Sinfonietta will give a concert at the Grand Hall of the Tbilisi State Conservatory. The concert is organized by the Embassy of Brazil to Georgia as the third in a series of cultural events of this year in honor of the 200th anniversary of Brazil’s independence.
Leia…
2021
APRIL / 2022
Michael Vincent
Ludwig van Toronto, July 2021
A Wake Up And Smell The Coffee Album The violin parts flow easily, with considerable demands on finger technique. The Italian Emmanuele Baldini, concertmaster of the São Paulo Symphony Orchestra, is equal to the challenge. The Brazilian pianist Paolo Rossi dresses up patches of thin score. © 2021 Ludwig Van Toronto
David Denton
David’s Review Corner, July 2021
Though Heitor Villa-Lobos was a prolific composer who left a heritage of over two thousand scores in many genres, it included only three sonatas for violin and piano. Written while still young, beginning when he was twenty-five, they spanned the years 1912 to 1920 while he was living in Paris and submerging himself in mainstream European music of the era. It was to remain within the realms of tonality, the influences of Faure we hear most, with just a modicum of Debussy. The First, carrying the title Desesperance (Despair) was shaped in one movement divided into the three sections of the classical sonata. From the outset of this short work there is melancholy, particularly in the piano writing, the presence of the violin is here to decorate. The Second and Third Sonatas are more substantial in length, and in three movements. I would want to describe both as Piano Sonatas with violin elaboration, and they introduce a degree of harmonic experimentation befitting to the era, while on the Third there is the feeling that Villa-Lobos was now entering unknown territory. Italian by birth in 1971, Emmanuele Baldini’s life and career have been as an international soloist who has forged links with Brazil where he now lives. His smooth tonal qualities are suited to all three works, with just a little brilliance in the finale of the Third. The pianist, Pablo Rossi, is Brazilian, and obviously enjoyed the demands the composer makes on the keyboard’s role, particularly in the Third. They enjoy a well-balanced recording made in New York last year, and I can find only two previous recordings with this coupling. Strongly recommended. © 2021 David’s Review Corner
Rafael de Acha
Rafael’s Music Notes, June 2021
The pairing of Paolo Rossi’s technically unimpeachable, solidly supportive pianistic gifts, to Emmanuele Baldini’s boldly Romantic approach to this music makes for a felicitous result in this remarkable Naxos CD that features two formidable Brazilian artists at the top of their game in music by their great compatriot Heitor Villa-Lobos. © 2021 Rafael’s Music Notes
Dean Frey
Music for Several Instruments, June 2021
The team of violinist Emmanuele Baldini and pianist Pablo Rossi play these works with style and finesse. They give the first sonata a proper dose of salon music sentimentality, as befits a work with the subtitle Désespérance’. A special release, beautifully recorded. © 2021 Music for Several Instruments
Lynn René Bayley
The Art Music Lounge, June 2021
Italian violinist Emmanuele Baldini plays them with a rapturous legato but occasionally edgy bowing, and pianist Pablo Rossi accompanies in an appropriate style. Were these unearthed sonatas by a little-known French composer from the early 20th century they would surely be acclaimed as superb pieces worthy of revival, but the thing I listen for is how Villa-Lobos developed from this point, and the style he was to present from the early 1930s on is light-years beyond what one hears on this disc. © 2021 The Art Music Lounge
Stephen Smoliar
The Rehearsal Studio, July2021
…Baldini consistently finds the right rhetorical stance to take for each of the sonatas and their movements on this recording. For that matter there is also consistent uniqueness in the composer’s approach to what his thematic material is and how its elements are structured. Thus, while the music itself tends to be more subdued that what one expects from more familiar Villa-Lobos compositions, these three sonatas have much to offer to the efforts of the attentive listener. © 2021 The Rehearsal Studio
The Sunday Times
London, July 2021
The performances are invigorating. © 2021 The Sunday Times, London
Uwe Krusch
Pizzicato, July2021
The performers succeed in presenting Villa-Lobos’ music in well-structured and carefully shaped interpretations. © 2021 Pizzicato
Le Parnasse Musical
August 2021
The modernity of Villa-Lobos’ pieces brings us something new and unexpected. It reveals an outstanding composer, of a particular impressionism. The duo Baldini-Rossi, based in Brazil, interprets this innovative and fascinating artistry and sometimes touches the sublime. A success to discover. © 2021 Le Parnasse Musical
Kevin Filipski
The Flip Side, August 2021
One of the most prolific composers in several genres, Brazilian Heitor Villa-Lobos (1887-1959) wrote 17 string quartets, 12 symphonies and, in his own categories, 11 Chôros and 9 Bachianas Basileiras; although he only composed three violin sonatas—all between the years 1912 and 1920—they are remarkable examples of his maturation. Played by violinist Emmanuele Baldini and pianist Pablo Rossi, these works are flavorful and wide-ranging, with the third sonata especially memorable for its hints of, but not slavish imitation of, Debussy and French impressionism. © 2021 The Flip Side
Michael Quinn
Limelight, August 2021
Persuasive advocacy by Baldini and Rossi brings Villa-Lobos into vivid focus. Dating from just two years later, the Second Sonata demonstrates a paradigm shift in Villa-Lobos’s appreciation of the piano and the possibilities in partnering it with the violin. Baldini and Rossi nimbly negotiate the transition, accommodating still present but more adroitly disguised French influences while allowing greater expressive boldness to push through towards something freer, more focused and vivid. Their graceful but pointed give and take throughout of the Sonata’s fantasy-laced ebb and flow finds an especially elegant apotheosis in the sprightly Rondo finale. For Villa-Lobos aficionados a must, this is another feather in the cap for Naxos’s continuing Music of Brazil series. © 2021 Limelight
Leia…BBC Music Magazine
October 2021
Emmanuele Baldini… produces an alluring tone that taps into the natural resonances of his instrument and phrases with a natural instinct… this elusive yet deeply rewarding music is among the finest ever written for violin and piano. © 2021 BBC Music Magazine
Richard Whitehouse
Gramophone, October 2021
…the insight and commitment of Emmanuele Baldini and Pablo Rossi help make the release an attractive proposition for those new to this music. © 2021 Gramophone
The WholeNote
November 2021
…Violinist Emmanuele Baldini and pianist Pablo Rossi present three delightful pieces which should be much better known. There’s influence of French late-Romanticism here (especially Debussy in No.3) and a wealth of melodic invention, with excellent performances making for a delightful disc. © 2021 The WholeNote
Glyn Pursglove
MusicWeb International, November 2021
This enjoyable disc deserves a place in any collection of Villa-Lobos’s music.
…top-class performances by the Italian violinist Emmanuele Baldini and the Brazilian pianist Paolo Rossi. Both are impressive musicians, as evidenced, for example, by the way Baldini sustains and develops the dominant violin part in Sonata No.1, always expressive without ever becoming excessively sentimental, or the well-judged power with which Rossi plays the piano part in the last movement of the second sonata. Their ensemble work is excellent too – not least in the closing movement of the third sonata, especially in the rapid passages towards its close. These are played with attractive effervescence without at any time sounding rushed or superficial. Indeed, I find the instrumental relationship between Baldini and Rossi eminently satisfactory throughout these works. They are well-served by a thoroughly satisfactory recorded sound. One of the incidental fascinations of hearing Villa-Lobos’ Violin Sonatas in sequence is to
observe how much – and how quickly – the composer’s writing for the piano improved in these years (his 1913 marriage to the pianist Lucilía Guimãres must have played an important role here). I am familiar with only one other complete recording of these sonatas – that by violinist Jenny Abel and pianist Roberto Szidon (Brilliant Classics 9051, recorded in 1982). Though that is by no means a bad recording, I find this new release from Naxos preferable in almost every respect. © 2021 MusicWeb International
Leia…
Phillip Scott
Fanfare, January 2022
This new recording is so good, it is not of interest only to Villa-Lobos completists. It is worth collecting in terms of sheer performance, a shining example of a simpatico violin/piano partnership. Pablo Rossi’s piano playing is so nuanced and expressive, and Emmanuele Baldini’s violin so poised, centered in tone, and totally devoid of intonational issues, that together they make beautiful music. Rossi is Brazilian, and while violinist Baldini is Italian he has moved on to conducting, studying with Isaac Karabtchevsky, who is arguably the world’s authority on conducting Villa-Lobos. As is Naxos’s habit, the duo is recorded fairly closely, but in this instance they can take it and the sound is not dry. A lovely chamber recital; even an early Want List contender. © 2022 Fanfare
Uma conversa com o pianista Pablo Rossi
Estadão, por João Luiz Sampaio
25 setembro 2015 | 10:36
Leia…
Formado no Conservatório Tchaikovsky, em Moscou, o pianista Pablo Rossi faz concerto na Ilha
Notícias do Dia
28 de Abril 2016
Leia…
Pianista Pablo Rossi faz concerto beneficente no dia 4
Hora de Santa Catarina
27 de agosto 2015
Leia…
Pianista Pablo Rossi faz concerto nesta quinta em Florianópolis
Diário Catarinense
25 de julho 2012
Leia…
AGOSTO / 2022
Pianista brasileiro pede mais apoio do governo para revelar novos talentos no país / Por Vivian Oswald, correspondente da RFI em Londres
A primeira vez que subiu ao palco, o pianista brasileiro Pablo Rossi tinha apenas sete anos. Era o início de uma carreira virtuosa. Ele foi o mais jovem solista a tocar com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e o mais novo a receber o prêmio Nelson Freire. Não por acaso, Pablo foi um dos seis pianistas convidados para se apresentarem no Festival La Roque d’Anthéron, no sul da França, um dos mais importantes do mundo, na homenagem ao pianista brasileiro morto em novembro de 2021.
Pianista brasileiro pede mais apoio do governo para revelar novos talentos no país / Bol
“Festivais de música como este de La Roque d’Anthéron são instrumentos indispensáveis para a descoberta, formação e divulgação das novas gerações de pianistas e [outros] músicos. Eles têm apenas a possibilidade de trazer entretenimento e cultura para as plateias, mas também são essenciais para incentivar os jovens artistas. Iniciativas assim não nascem e crescem da noite para o dia, são gestadas por anos de contínuo serviço e trabalho de qualidade, com planejamento e estratégia, fruto da dedicação de gestores que acreditam no poder modificador da música e da arte”.
Pianista brasileiro pede mais apoio do governo para revelar novos talentos no país / ND+
Para o pianista, o Brasil precisa de mais Nelsons Freires. Para isso, defende que as instituições de ensino de ponta tenham apoio do governo.
JULHO / 2022
Pablo Rossi – a star shining brightly for Brazil 200 / ChristopherAxWorthy
Brazil 200 celebrations with Pablo Rossi in London (28th July 2022). “Now in 2022 the transformation from an extraordinarily talented young pianist into an artist of great stature took me completely by surprise.The assurance and authority not only in the music of his compatriot Villa Lobos and Prado ,but also the maturity and breathtaking sweep of his Schubert left me and all those present amazed.”
Pianista de SC Pablo Rossi participa de concerto na embaixada do Brasil em Londres / ND+
Musicista contou detalhes sobre as apresentações de sua turnê na Europa ao programa SC no Ar do dia 22 de julho de 2022.
Música ganha espaço como ferramenta de inclusão e de transformação social / ND+
Apostando no poder provocativo das artes, pianista catarinense Pablo Rossi se prepara para recitais na Europa homenageando grandes momentos históricos brasileiros e também o mestre Nelson Freire, morto em 2021.
Ciente do potencial da música e das artes como ferramentas de modificação social, de inclusão, igualdade, tolerância e sustentabilidade, o pianista catarinense Pablo Rossi, 33 anos, tem se desdobrado no desenvolvimento de projetos para espalhar sua convicção pelo mundo. Hoje morando na Alemanha, Pablo vive entre o Brasil e a Europa. Ele chegou na sexta-feira a Londres, na Inglaterra, onde se prepara para participar na quinta-feira (28), na Embaixada Brasileira, de recital que integra a agenda oficial naquele pais das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil e os 100 da Semana de Arte Moderna de 1922, momento que revolucionou a arte brasileira. Depois, em 7 de agosto, Pablo vai passar um pouco de calor na França, onde participa de recital no Festival de Piano La
Roque D’Anthéron, comunidade de pouco mais de 5.000 habitantes da região da Costa Azul, em homenagem ao grande pianista brasileiro Nelson Freire, morto no ano passado, e que era uma referência para o catarinense. Depois, fugindo do calor da Europa vem matar a saudade do Brasil. Se apresenta no dia 4 de setembro, no Teatro Municipal de São Paulo, e depois retorna a Londres, onde no dia 13 do mesmo mês tem outro recital agendado. Pablo também se prepara para outro grande recital agendado para novembro.
JUNHO / 2022
O sexto e ultimo episódio da atual temporada da série Minutos Musicais estreia neste sábado, 25 de junho, às 21h, na TV UFSC. A atração traz o pianista Pablo Rossi na Igrejinha da UFSC interpretando Chacona ao luar, do maestro e compositor catarinense Edino Krieger.
Pianista brasileiro Pablo Rossi na abertura do Festival “Summer Academy of Arts”/ Chernomorie-bg
O pianista brasileiro Pablo Rossi abre a 17ª edição da Summer Academy of Arts em Sozopol, Bulgária. Pablo interpretará obras de Ripper, Villa-Lobos, Schubert e Liszt.
Festival Vermelhos volta a Ilhabela com homenagem a Nelson Freire após pandemia / Folha de São Paulo
MAIO / 2022
OSBA recebe o pianista Pablo Rossi em concerto com regência de Anderson Alves / Bahia
O pianista catarinense Pablo Rossi e o maestro fluminense Anderson Alves são os convidados da terceira edição da Série Jorge Amado da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) em 2022. O concerto acontece na próxima quinta-feira (26/5), às 20h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador. No programa da noite, estarão presentes as obras “Sinfonia Nº 3 em Fá Maior, Op.90”, do compositor austríaco Johannes Brahms (1833-1897), e “Momoprecoce: Fantasia para Piano e Orquestra, A240”, do fluminense Heitor Villa-Lobos (1887-1959).
OSBA recebe convidados especiais em concerto no Teatro Castro Alves / Pablo Rossi
A Orquestra Sinfônica da Bahia recebe as participações especiais do pianista catarinense Pablo Rossi e do maestro fluminense Anderson Alves em nova edição da série Jorge Amado. O concerto acontece nesta quinta-feira (26), às 20h, no Teatro Castro Alves. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro e através da plataforma Sympla.
Concerto de Pablo Rossi com Orquestra Sinfônica da Bahia / Teatro Castro Alves (Salvador, Brasil)
O pianista catarinense Pablo Rossi e o maestro fluminense Anderson Alves são os convidados da terceira edição da Série. A participação de Rossi, 33 anos, marca seu retorno após 11 anos para uma apresentação com a OSBA, no dia 26 de maio. Anteriormente, Rossi participou do tradicional Concerto de Natal da Orquestra Sinfônica da Bahia, em 2011.
Apresentação de Pablo Rossi reabre a Igrejinha da UFSC / ND+
Tendo como cenário o espaço histórico erguido há mais de 150 anos e o restaurado mural do artista Hassis, as diferentes expressões artísticas convivem em harmonia oferecendo um espetáculo à comunidade
Pablo Rossi abre a série de concertos gratuitos “Pianistas” / ND+
Pablo Rossi e Rosana Lamosa / Conservatório Pernambucano
“Impávido Colosso” – Pablo Rossi / Coluna Raul Sartori
ABRIL / 2022
Pablo Rossi and “Georgian Sinfonietta” / Georgia
Pablo Rossi na segunda temporada da série “Minutos Musicais” / UFSC
“Minutos Musicais” vai exibir o pianista Pablo Rossi interpretando Schubert, Villa Lobos e Edino Krieger.
Leia…A agenda internacional de Pablo Rossi / Coluna Raul Sartori
Segue cheia e brilhante a agenda internacional do jovem pianista florianopolitano Pablo Rossi. Ontem ele iniciou temporada de concertos na Geórgia, começando pela capital, Tbilisi, com apoio da Embaixada do Brasil naquele país. Como sempre, põe brasileiros no programa, como Alberto Nepumuceno..
Leia…Pablo Rossi at the Recital Hall of the Tbilisi State Conservatory / April 27
On Wednesday, April 27, at 19:00, Brazilian pianist Pablo Rossi will give a concert at the Recital Hall of the Tbilisi State Conservatory.The concert is organized by the Embassy of Brazil to Georgia as the second in a series of cultural events of this year in honor of the 200th anniversary of Brazil’s independence.
Leia…Pablo Rossi and Georgian Sinfonietta / April 28
On Thursday, April 28, at 19:00, Brazilian pianist Pablo Rossi and Georgian Sinfonietta will give a concert at the Grand Hall of the Tbilisi State Conservatory. The concert is organized by the Embassy of Brazil to Georgia as the third in a series of cultural events of this year in honor of the 200th anniversary of Brazil’s independence.
Leia…
2021
APRIL / 2022
Michael Vincent
Ludwig van Toronto, July 2021
A Wake Up And Smell The Coffee Album The violin parts flow easily, with considerable demands on finger technique. The Italian Emmanuele Baldini, concertmaster of the São Paulo Symphony Orchestra, is equal to the challenge. The Brazilian pianist Paolo Rossi dresses up patches of thin score. © 2021 Ludwig Van Toronto
David Denton
David’s Review Corner, July 2021
Though Heitor Villa-Lobos was a prolific composer who left a heritage of over two thousand scores in many genres, it included only three sonatas for violin and piano. Written while still young, beginning when he was twenty-five, they spanned the years 1912 to 1920 while he was living in Paris and submerging himself in mainstream European music of the era. It was to remain within the realms of tonality, the influences of Faure we hear most, with just a modicum of Debussy. The First, carrying the title Desesperance (Despair) was shaped in one movement divided into the three sections of the classical sonata. From the outset of this short work there is melancholy, particularly in the piano writing, the presence of the violin is here to decorate. The Second and Third Sonatas are more substantial in length, and in three movements. I would want to describe both as Piano Sonatas with violin elaboration, and they introduce a degree of harmonic experimentation befitting to the era, while on the Third there is the feeling that Villa-Lobos was now entering unknown territory. Italian by birth in 1971, Emmanuele Baldini’s life and career have been as an international soloist who has forged links with Brazil where he now lives. His smooth tonal qualities are suited to all three works, with just a little brilliance in the finale of the Third. The pianist, Pablo Rossi, is Brazilian, and obviously enjoyed the demands the composer makes on the keyboard’s role, particularly in the Third. They enjoy a well-balanced recording made in New York last year, and I can find only two previous recordings with this coupling. Strongly recommended. © 2021 David’s Review Corner
Rafael de Acha
Rafael’s Music Notes, June 2021
The pairing of Paolo Rossi’s technically unimpeachable, solidly supportive pianistic gifts, to Emmanuele Baldini’s boldly Romantic approach to this music makes for a felicitous result in this remarkable Naxos CD that features two formidable Brazilian artists at the top of their game in music by their great compatriot Heitor Villa-Lobos. © 2021 Rafael’s Music Notes
Dean Frey
Music for Several Instruments, June 2021
The team of violinist Emmanuele Baldini and pianist Pablo Rossi play these works with style and finesse. They give the first sonata a proper dose of salon music sentimentality, as befits a work with the subtitle Désespérance’. A special release, beautifully recorded. © 2021 Music for Several Instruments
Lynn René Bayley
The Art Music Lounge, June 2021
Italian violinist Emmanuele Baldini plays them with a rapturous legato but occasionally edgy bowing, and pianist Pablo Rossi accompanies in an appropriate style. Were these unearthed sonatas by a little-known French composer from the early 20th century they would surely be acclaimed as superb pieces worthy of revival, but the thing I listen for is how Villa-Lobos developed from this point, and the style he was to present from the early 1930s on is light-years beyond what one hears on this disc. © 2021 The Art Music Lounge
Stephen Smoliar
The Rehearsal Studio, July2021
…Baldini consistently finds the right rhetorical stance to take for each of the sonatas and their movements on this recording. For that matter there is also consistent uniqueness in the composer’s approach to what his thematic material is and how its elements are structured. Thus, while the music itself tends to be more subdued that what one expects from more familiar Villa-Lobos compositions, these three sonatas have much to offer to the efforts of the attentive listener. © 2021 The Rehearsal Studio
The Sunday Times
London, July 2021
The performances are invigorating. © 2021 The Sunday Times, London
Uwe Krusch
Pizzicato, July2021
The performers succeed in presenting Villa-Lobos’ music in well-structured and carefully shaped interpretations. © 2021 Pizzicato
Le Parnasse Musical
August 2021
The modernity of Villa-Lobos’ pieces brings us something new and unexpected. It reveals an outstanding composer, of a particular impressionism. The duo Baldini-Rossi, based in Brazil, interprets this innovative and fascinating artistry and sometimes touches the sublime. A success to discover. © 2021 Le Parnasse Musical
Kevin Filipski
The Flip Side, August 2021
One of the most prolific composers in several genres, Brazilian Heitor Villa-Lobos (1887-1959) wrote 17 string quartets, 12 symphonies and, in his own categories, 11 Chôros and 9 Bachianas Basileiras; although he only composed three violin sonatas—all between the years 1912 and 1920—they are remarkable examples of his maturation. Played by violinist Emmanuele Baldini and pianist Pablo Rossi, these works are flavorful and wide-ranging, with the third sonata especially memorable for its hints of, but not slavish imitation of, Debussy and French impressionism. © 2021 The Flip Side
Michael Quinn
Limelight, August 2021
Persuasive advocacy by Baldini and Rossi brings Villa-Lobos into vivid focus. Dating from just two years later, the Second Sonata demonstrates a paradigm shift in Villa-Lobos’s appreciation of the piano and the possibilities in partnering it with the violin. Baldini and Rossi nimbly negotiate the transition, accommodating still present but more adroitly disguised French influences while allowing greater expressive boldness to push through towards something freer, more focused and vivid. Their graceful but pointed give and take throughout of the Sonata’s fantasy-laced ebb and flow finds an especially elegant apotheosis in the sprightly Rondo finale. For Villa-Lobos aficionados a must, this is another feather in the cap for Naxos’s continuing Music of Brazil series. © 2021 Limelight
Leia…BBC Music Magazine
October 2021
Emmanuele Baldini… produces an alluring tone that taps into the natural resonances of his instrument and phrases with a natural instinct… this elusive yet deeply rewarding music is among the finest ever written for violin and piano. © 2021 BBC Music Magazine
Richard Whitehouse
Gramophone, October 2021
…the insight and commitment of Emmanuele Baldini and Pablo Rossi help make the release an attractive proposition for those new to this music. © 2021 Gramophone
The WholeNote
November 2021
…Violinist Emmanuele Baldini and pianist Pablo Rossi present three delightful pieces which should be much better known. There’s influence of French late-Romanticism here (especially Debussy in No.3) and a wealth of melodic invention, with excellent performances making for a delightful disc. © 2021 The WholeNote
Glyn Pursglove
MusicWeb International, November 2021
This enjoyable disc deserves a place in any collection of Villa-Lobos’s music.
…top-class performances by the Italian violinist Emmanuele Baldini and the Brazilian pianist Paolo Rossi. Both are impressive musicians, as evidenced, for example, by the way Baldini sustains and develops the dominant violin part in Sonata No.1, always expressive without ever becoming excessively sentimental, or the well-judged power with which Rossi plays the piano part in the last movement of the second sonata. Their ensemble work is excellent too – not least in the closing movement of the third sonata, especially in the rapid passages towards its close. These are played with attractive effervescence without at any time sounding rushed or superficial. Indeed, I find the instrumental relationship between Baldini and Rossi eminently satisfactory throughout these works. They are well-served by a thoroughly satisfactory recorded sound. One of the incidental fascinations of hearing Villa-Lobos’ Violin Sonatas in sequence is to
observe how much – and how quickly – the composer’s writing for the piano improved in these years (his 1913 marriage to the pianist Lucilía Guimãres must have played an important role here). I am familiar with only one other complete recording of these sonatas – that by violinist Jenny Abel and pianist Roberto Szidon (Brilliant Classics 9051, recorded in 1982). Though that is by no means a bad recording, I find this new release from Naxos preferable in almost every respect. © 2021 MusicWeb International
Leia…
Phillip Scott
Fanfare, January 2022
This new recording is so good, it is not of interest only to Villa-Lobos completists. It is worth collecting in terms of sheer performance, a shining example of a simpatico violin/piano partnership. Pablo Rossi’s piano playing is so nuanced and expressive, and Emmanuele Baldini’s violin so poised, centered in tone, and totally devoid of intonational issues, that together they make beautiful music. Rossi is Brazilian, and while violinist Baldini is Italian he has moved on to conducting, studying with Isaac Karabtchevsky, who is arguably the world’s authority on conducting Villa-Lobos. As is Naxos’s habit, the duo is recorded fairly closely, but in this instance they can take it and the sound is not dry. A lovely chamber recital; even an early Want List contender. © 2022 Fanfare
Uma conversa com o pianista Pablo Rossi
Estadão, por João Luiz Sampaio
25 setembro 2015 | 10:36
Leia…
Formado no Conservatório Tchaikovsky, em Moscou, o pianista Pablo Rossi faz concerto na Ilha
Notícias do Dia
28 de Abril 2016
Leia…
Pianista Pablo Rossi faz concerto beneficente no dia 4
Hora de Santa Catarina
27 de agosto 2015
Leia…
Pianista Pablo Rossi faz concerto nesta quinta em Florianópolis
Diário Catarinense
25 de julho 2012
Leia…